Top Ten Tuesday - Top 10 Melhores/Piores Adaptações de Livros

julho 09, 2013

Com este Top decidi ir pela positiva e nomear o meu Top 10 melhores adaptações de livros para filmes.


1. The Lord of the Rings Trilogy - J. R. R. Tolkien/Peter Jackson - Depois de ler os livros pude rever os filmes e compará-los. Claro que falta muita coisa e outras tantas são alteradas e incluídas. Mas os filmes contam muito bem a história desta saga, as paisagens são belíssimas, os diálogos, as personagens, os efeitos especiais... Tudo encaixa muito bem para levar ao grande ecrã esta história fantástica.

2. Jane Eyre - Charlotte Brontë/Susanna White - Esta é uma série da BBC, de 2006 e, para mim, a melhor adaptação deste romance. Vi o filme de 2011, que também gostei, mas soube a pouco quando comparada com esta série, que está fantástica. Fiel ao livro, às personagens e a todo o ambiente que é descrito no livro. Adorei!

3. The Girl With the Dragon Tattoo - Stieg Larsson/David Fincher - Também vi a adaptação sueca e tenho algumas coisas a dizer. Gostei mais da Lisbeth sueca, mas o filme do David Fincher ganha em tudo o resto. Os actores, o enredo está mais fiel ao livro (apesar de haver algumas modificações que não se percebe...), a atmosfera da própria história e a banda sonora é muito, mas muito boa.

4. Memoirs of a Geisha - Arthur Golden/Rob Marshal - Adorei o livro. Tanto que estava com medo de ver o filme. Mas não me desiludi e o filme é outra obra de arte. Os actores estão fantásticos, a recriação daquele ambiente da primeira metade do século XX no Japão, as gueixas, os seus kimonos, a história da própria Sayuri, está tudo muito bem feito. Para mim, a cena que me ficou na memória é a da dança que Sayuri protagoniza. É de arrepiar!

5. The Help - Kathryn Stockett/Tate Taylor - O livro é óptimo e o filme não lhe fica nada atrás. As personagens memoráveis que imaginamos no livro, ganham vida (e que vida!) no filme. As actrizes que as desempenham não podiam ser melhores e acho que são o grande trunfo do filme, fazendo justiça àquilo que elas são no livro.

6. Harry Potter Series - J. K. Rowling/Vários Realizadores - Depois de ler os livros fui ver os filmes, porque consegui passar ao lado de toda a febre quando tanto os livros como os filmes saíram. Mas há dois anos lá cedi e adorei ambos os formatos! Em livros que contenham magia acho que os filmes são uma óptima adição porque conseguem passar para o visual aquilo que somente imaginamos, e os filmes desta saga conseguem fazê-lo muito bem. E depois temos os actores e... SNAPEEEE! (ok, é melhor calar-me...)

7. Perfume: The Story of a Murderer - Patrick Süskind/Tom Tykwer - Este foi um dos raros casos em que vi o filme primeiro e só depois li o livro. Mas também foi um dos casos em que achei que o filme estava tão bom como o livro, porque não notei grandes diferenças entre um e outro, e porque ambas as visões acabam por se complementar. Muito bom!

8. Pride and Prejudice - Jane Austen/Joe Wright - Sim, eu sei que deveria ir ver as séries da BBC que, normalmente, são infinitamente melhores, quanto mais não seja porque são séries e incluem muito mais pormenores do livro do que um filme. Mas, apesar de não gostar da Keira Knightley, achei que o filme está muito bem conseguido, transmite muito bem a época e a mensagem da autora e os actores estão todos muito bem nos seus papéis.

9. Revolutionary Road - Richard Yates/Sam Mendes - Achei o filme igualmente um murro no estômago e desconfortável, tal como é o livro. E achei que o realizador conseguiu passar muito bem para o ecrã aquela história que acaba tragicamente, todos os conflitos vividos pelo casal principal e a sensação de desconforto que está presente quando lemos o livro está, igualmente, quando vemos o filme.

10. Before Night Falls - Reinaldo Arenas/Julian Schnabel - Vi este filme vezes sem conta e é um dos meus filmes favoritos. Depois descobri o livro de Reinaldo Arenas que serviu de inspiração ao livro. Comprei-o na hora. O livro é muito mais rico em pormenores, em sensações, em pensamentos narrados pelo próprio Reinaldo, mas o filme é um espelho muito bom da Cuba dos anos 60/70 e das provações pelas quais Reinaldo passou nessa época.

(O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do blog The Broke and the Bookish)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Dos livros e filmes que falaste só vi ambos os formatos da série Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Mas concordo com o que disseste. São adaptações magníficas. Quanto a Jane Eyre, já li o livro, mas ainda não vi o filme. Shame on me, já que adorei tanto a história...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Da Jane Eyre refiro-me aqui à série da BBC, e não ao filme mais recente com o Michael Fassbender. Também gostei do filme, mas a série é muito, muito melhor! ;)

    ResponderEliminar