Top Ten Tuesday - Top 10 Livros com um determinado cenário

agosto 13, 2013


O Top 10 desta semana diz-nos para reunir os 10 melhores livros, para nós, num determinado cenário. Sendo assim, vou eleger a Inglaterra, uma vez que adoro livros passados em Inglaterra, adoro a história desse país e há de ser a minha primeira viagem, quando conseguir dinheiro para tal!
Bom, mas vamos ao que interessa. Aqui vão os meus 10 livros favoritos passados em território inglês.

1. Harry Potter and the Philosopher's Stone - J. K. Rowling - Podia ter escolhido a saga inteira, que adoro. Mas resolvi escolher só o primeiro, porque a introdução ao mundo de Harry é fantástica e prendeu-me imediatamente. Sim, a história passa-se mais em Hogwarts do que em Londres, mas Londres e arredores é onde todos vivem e, por isso, acho que é válido.

2. Jane Eyre - Charlotte Brontë - Como não? Aqui vemos tanto as mansões como a natureza em bruto de Inglaterra. As descrições dos cenários são fantásticos, as personagens tipicamente inglesas e este é o meu livro preferido de sempre. Por isso, tinha que entrar.

3. The Lady Elizabeth - Alison Weir - Este livro fala sobre a rainha Isabel I de Inglaterra, desde a sua infância até se tornar rainha. Adorei o livro, fiquei a saber mais sobre a história desta mulher tão fascinante e, mais uma vez, andar a passear pelos corredores de palácios e mansões reais inglesas... Uma delícia!

4. Dissolution - C. J. Sansom - Este livro passa-se durante a dissolução dos mosteiros, aquando da reforma protestante em Ingalterra, no reinado de Henrique VIII. Para além disso, este livro leva-nos a Sussex, a um mosteiro onde ocorre um crime e Matthew Shardlake tem que o resolver. O que há para não gostar neste livro?

5. A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley - Inglaterra, lendas arturianas, cultura celta, magia... Adorei este livro! 

6. The Pillars of the Earth - Ken Follet - apesar do priorado de Kingsbridge não existir, a história passa-se em Inglaterra, na Idade Média e tem como enfoque principal a construção de uma catedral. Gostei deste livro e achei um retrato fiel da Inglaterra nesse período.

7. The Picture of Dorian Gray - Oscar Wilde - Aqui temos o final do século XIX retratado por Oscar Wilde e a figura do homem "dandy" tão em voga na época. Este é um livro brilhante, que adorei.

8. Richard III - William Shakespeare - Faltava aqui o tio "Shakes", certo? Esta é uma peça que nos fala de ambição, de fome de poder e de fazer qualquer coisa para obter os nossos objectivos. Fala-nos do rei Ricardo III, da célebre história dos príncipes na Torre e da Batalha de Bosworth, onde morre. Gostei bastante desta peça. E, mais uma vez, aqui temos um pouco da história de Inglaterra, contada por um dos mestres da literatura inglesa.

9. O Segredo da Casa de Riverton - Kate Morton - Este foi o primeiro livro que li da autora e adorei. Temos aqui o retrato de duas Inglaterras: uma nos anos 20 do século XX e outra do final dos anos 90, do mesmo século. Um mistério que atravessa gerações e que nos leva a estes dois cenários tão diferentes, mas tão bem descritos, como é o caso dos anos 20.

10. Grave Goods - Ariana Franklin - Temos um mistério que se passa na abadia de Glastonbury, em que se descobre, supostamente, as ossadas do rei Artur e da rainha Guinevere. A história passa-se no reinado do rei Henrique II, no século XII, e temos, num mesmo livro: história, mistério, crime, humor, cultura celta... Adorei!

O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal da autoria do blog The Broke and the Bookish.

You Might Also Like

2 comentários

  1. A Inglaterra é de facto um excelente cenário :)
    Gostei do facto de teres contornado o Harry Potter ;)
    Em vez do número 3, que não conhecia, poria talvez algum da Philippa Gregory :)

    ResponderEliminar
  2. O nr. 3 é um livro muito bom sobre Isabel I. Adorei.
    Não mencionei nenhum da Philippa Gregory porque ainda não li nada dela ;)

    ResponderEliminar