Balanço de leituras de 2013 e planos para 2014

dezembro 30, 2013

Mais um ano que passou, mais um post de balanço e retrospectiva no blog. Este ano, como devem ter percebido, não foi muito famoso no que toca a leituras. Costumo ler entre os 35 e os 40 livros por ano, mas este ano nem cheguei aos 30. Entre alturas em que não me apetecia ler, outras em que não conseguia arranjar o livro certo com que me entreter e muitas desistências, este ano não foi particularmente bom.

Contudo, notei que gostei da maioria dos livros que li, apesar de o número estar abaixo dos anos anteriores. Do total de 27 livros que consegui terminar, 17 livros foram classificados como "Muito Bom" ou "Excelente". Acho que, apesar de ter lido menos, li melhor, no sentido em que começo a perceber o que realmente me agrada e prefiro apostar em livros que me sabem bem ler. Posto isto, vamos arrumar este post por tópicos.


DESAFIOS

Este ano foi a primeira vez que participei em tanto desafio! E, por causa das tosses, só consegui cumprir um... Participei no desafio de leitura do Goodreads, no Monthly Key Word Challenge, no Book Bingo (também no Goodreads) e o único que consegui completar foi o Mount TBR Reading Challenge. As parcas leituras e incumprimento dos desafios deveu-se ao mau feitio literário que me assombrou este ano, em que houve meses que só consegui ler um livro e a muito custo.

LEITURAS

Não foram muito famosas, não. Li uns meros 27 livros e este ano, pelo menos a partir de Maio, nem sequer tive a desculpa de que estava a ler para a tese, porque em Maio entreguei-a e já não tive que ler mais nada. Não sei o que se passou, mas queria ter lido mais livros do que li. No entanto, como disse no início, li melhor e li livros que adorei e que me marcaram imenso. 

Além disso, fiz duas leituras conjuntas com as meninas do Só Ler Não Basta e convidadas: o Gone Girl, de Gillian Flynn e The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood. Depois, na altura do Halloween, propus a mim própria fazer uma Temporada Assombrada, em que era suposto ler livros dentro desse espírito, mas que me saiu completamente furada, porque fiquei doente e sem paciência para leituras...

Participo, também, em duas leituras temáticas que, como não têm limite de tempo, vou lendo conforme me vai apetecendo. São elas a Leitura Temática da Escócia e o Adult Dystopia Challenge
Agora é aquela parte em que eu faço um TOP 5 dos melhores livros que li este ano, se bem que vai ser difícil. Aviso já que vou fazer batota...

1. Trilogia The Lord of the Rings - J. R. R. Tolkien
2. The Winter Sea - Susanna Kearsley
3. The Handmaid's Tale - Margaret Atwood
4. The Murder of Roger Ackroyd - Agatha Christie
5. A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Este ano foi também marcado por eu ter começado e terminado uma trilogia! Sim, sinto-me feliz, porque tenho umas 5 sagas que comecei a ler e ainda não acabei. Portanto, ter iniciado e acabado de ler uma trilogia no espaço de um ano, é uma vitória para mim. Por outro lado, deixei para trás o Les Misérables, que devo ter lido umas míseras 100 páginas, e O Corcunda de Notre-Dame, ambos de Victor Hugo, que também nem cheguei a meio.

SÓ LER NÃO BASTA

Começámos o Só Ler Não Basta em Dezembro do ano passado, meio a medo, sem saber muito bem como iríamos fazer as coisas e se iria durar muito. Mas, pelos vistos, a coisa até correu bem! Um ano depois do primeiro programa e sinto-me muito bem por fazer parte de uma coisa de que gosto muito. Graças ao SLNB fizemos duas leituras conjuntas e participámos em discussões diferentes e muito interessantes, para além de nos juntarmos a outras bloggers, o que tornou as conversas mais divertidas e dinâmicas. Planos para o próximo ano? Continuar, melhorar e divertir-me!!

OUTRAS BIBLIOFILICES

Aqui entram as estatísticas das minhas leituras deste ano. Vamos lá começar isto, então:

Total de livros lidos - 27
Total de livros adquiridos (comprados e oferecidos) - 35
Mês com mais livros lidos - Setembro e Outubro, com 4 livros cada um
Mês com menos livros lidos - Fevereiro, Junho e Julho, em que só li um livro em cada mês
Média de classificações - 4.7
Livros com classificações mais altas - The Return of the King, The Murder of Roger Ackroyd, The Winter Sea
Livros com classificações mais baixas - The Bloody Chamber and Other Stories
Livros não terminados - The Iron Duke, The Drowned World, The Haunting of Hill House

Ainda assim, houve livros que me surpreenderam muito pela positiva. Livros que eu li sem grandes expectativas e que acabaram por se revelar grandes livros e dos quais gostei muito. Foram eles The Winter Sea (por favor, leiam este livro!!), The Murder of Roger Ackroyd, que marcou a minha estreia nos livros da Agatha Chrisite, Garden Spells e Atonement. Além disso, este ano ficou marcado pela minha leitura da trilogia The Lord of the Rings que considero ter sido a minha grande leitura do ano. Encheu-me completamente as medidas, foi fantástico ter mergulhado naquele mundo e ter conhecido, finalmente, esta grande obra de fantasia. Para reler futuramente, sem sombra de dúvida!

PLANOS PARA 2014

Eu nem sei se é boa ideia estar aqui a fazer planos... Mas pronto, vamos lá.
Para 2014 meti-me em mais desafios. Os de este ano correram tão bem, que decidi continuar! São eles o Monthly Key Word Challenge, o Monthly Motif Reading Challenge, o TBR Pile Reading Challenge e o desafio de leitura do Goodreads, se bem que vou diminuir a meta. Além destes desafios, inscrevi-me, pela primeira vez, numa maratona literária, para começar o ano à grande! É a Bout of Books 9.0, que começa dia 6 de Janeiro e dura uma semana. Uma semana completamente dedicada à leitura e a ver se ganho novo ritmo!
Além disso, há livros que quero muito ler no próximo ano, e até fiz um post sobre isso, mas não sei se vou conseguir lê-los, simplesmente porque tenho andado a ler o que me apetece, sem olhar aos desafios. Às vezes a coisa lá coincide, mas pronto... Conto, ainda, reler o The Hobbit, do Tolkien, por causa dos filmes. Vi os dois primeiros mas, confesso, que algumas coisas já não me lembrava (e outras tantas que foram inventadas, mas isso é um post à parte...) e, por isso, queria relê-lo antes de estrear o terceiro filme.

E é isto. Espero que o vosso ano literário tenha sido melhor do que o meu e que o próximo seja tão bom ou melhor! Literatura à parte, desejo a todos vós um feliz ano de 2014 com saúde, dinheiro (que estamos todos a precisar), felicidade e junto das pessoas que mais amam. Feliz 2014! 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Este ano também li menos livros! Não cheguei a terminar o meu Book Bingo :P Parece que os desafios não são mesmo comigo :P
    Que 2014 nos traga boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Também não terminei o Book Bingo e achei melhor este ano não me meter nisso :P De qualquer maneira, apesar dos "falhanços", decidi participar em alguns desafios este ano. Acabo por sair um pouco da minha zona de conforto, com eles, e até gosto disso :)

    Bom 2014!

    ResponderEliminar