Olive, Again - Opinião

dezembro 03, 2019

Título: Olive, Again
Autor: Elizabeth Strout
Lido no Kobo
Sinopse:
"The iconic Olive struggles to understand not only herself and her own life but also the lives of those around her in the town of Crosby, Maine. Whether with a teenager coming to terms with the loss of her father, a young woman about to give birth during a hilariously inopportune moment, a nurse who confesses a secret high school crush, or a lawyer who struggles with an inheritance she does not want to accept, the unforgettable Olive will continue to startle us, to move us, and to inspire moments of transcendent grace."

Opinião:

Quase que me atrevo a dizer que me estou a aproximar do meu ritmo de leitura mais normal, após ter terminado este livro em duas semanas! Se eu conseguisse ler dois livros por mês era espectacular, mas como eu já me conheço é melhor ter calma.

Bom, parti para esta leitura em busca de uma história mais leve e em modo "não-calhamaço". Este livro de Elizabeth Strout conta-nos a história de Olive Kitteridge, senhora do seu nariz, independente, de opiniões e personalidade fortes, à medida que vai envelhecendo. E apesar de Olive ser o fio condutor deste livro, a verdade é que se pode dizer que este livro é constituído por vários pequenos contos que nos narram as histórias das pessoas que vivem na pequena cidade fictícia de Crosby, no Maine. E embora as personagens não se relacionem entre si, contam a história maior da vida em Crosby.

É, de facto, um livro leve e fácil de se ler, mas as temáticas que aborda são profundas se lerem com atenção: crescimento, envelhecimento, empatia, autenticidade e, aquele que é o grande tema para mim, a solidão. A solidão de se estar sozinho no mundo e com gente que não nos vê. A solidão dos traumas, a solidão do vazio, da incompreensão, a solidão da velhice, da doença, da perda, mas também a solidão daqueles que sorriem, que têm vidas preenchidas, que têm famílias e que ninguém sabe o que lhes vai na alma.

Gostei do livro, mas estava à espera de outra coisa. Estava à espera de uma obra centrada na vida de Olive e não foi isso que aconteceu. Claro que o maior enfoque é ela, mas o livro pareceu-me mais uma colecção de histórias sobre a vida daquelas pessoas do que um livro sobre Olive Kitteridge. A narrativa está bem construída, lê-se bem e de forma fluída, sem confusões por estarmos a saltar de umas histórias para as outras, mas soube-me a pouco. Ia com outras expectativas que acabaram por não se confirmar, ainda que tenha apreciado a leitura deste livro.

4/6 - Bom

You Might Also Like

0 comentários