A minha agenda literária

fevereiro 03, 2020

Olá a todos! Hoje venho mostrar-vos uma agenda que comprei em Dezembro e que é desenhada e  feita para um propósito apenas: a nossa vida de leitores. Esta agenda é a Bookworm Planner e podem comprá-la através da Etsy, no perfil PeanutButter Taco. Por isso resolvi tirar umas fotos e vim mostrar-vos o que nos reserva esta agenda.


Esta é a agenda propriamente dita e ela tem duas versões: a mensal e a semanal. A diferença entre ambas é que a semanal tem "spreads" semanais, enquanto a mensal não tem. Como ia usar esta agenda apenas para registar leituras, desafios, maratonas, etc, achei que não ia necessitar da vista semanal e, por isso, comprei a mensal. Estava certa, de facto não preciso de uma vista semanal.


Esta são as duas primeiras páginas da agenda. São duas estantes de livros que podemos ir colorindo e onde registamos as nossas leituras durante o ano. Como eu sei que não vou ler esta quantidade toda de livros, decidi dedicar cada estante a um género literário diferente. Assim, conforme for lendo dentro de cada género, vou colocando aí o título do livro. Depois seguem-se quatro páginas em branco, pontilhadas que podem preencher com aquilo que quiserem. Seja desafios, wishlist, lista de livros para lerem este ano... É mesmo à vossa escolha!


Depois temos estas duas páginas. A primeira onde podemos anotar os principais lançamentos de livros deste ano e a outra página para colocarmos os nossos objectivos para este ano.


Aqui já começam os "spreads" mensais. Este é o dedicado a Janeiro, mas todos os meses têm cores e mensagens diferentes. Na página da esquerda, no meu caso, anotei os livros que queria mesmo ler em Janeiro e a data da Bout of Books. Mas podem sempre personalizar tudo à vossa medida, de acordo com as vossas vontades e necessidades.


Aqui temos a vista mensal que tem de ser preenchida por vocês com os dias. Aqui anoto a data em que começo e acabo a leitura de um livro, agendo os posts e, no caso deste mês de Janeiro, anotei também a data da Bout of Books.


Depois têm duas páginas pontilhadas e uma de balanço do mês. Numa das páginas pontilhadas fui fazendo um gráfico de páginas lidas durante o mês, então tenho um gráfico com colunas, com os vários dias e o número de páginas que li em cada dia. É interessante ver estas estatísticas ao fim do mês. Na outra página vou anotando os livros que tenho debaixo de olho, que me chamaram a atenção. Na folha de balanço, têm uma estante onde podem colocar os títulos dos livros que leram durante o mês e, por baixo, na tabela colocam os livros que compraram nesse mês. Estes spreads repetem-se em todos os meses.


A meio do ano, no fim do mês de Junho, têm duas páginas de balanço dos primeiros seis meses do ano, onde podem reajustar os vossos objectivos, colocarem novos, registar os livros lidos até então, os que mais gostaram e os que não gostaram tanto, o número de páginas lidas, etc.


No fim da agenda, depois do ano acabar, têm estas duas páginas de balanço do ano inteiro. Objectivos que cumpriram, ou não, e depois onde podem colocar os melhores do ano de acordo com as categorias ali mencionadas.


Nesta página podem colocar aqueles livros que não acabaram e os melhores do vosso ano, com a pilha ali do lado direito.


Aqui podem colocar os livros que saíram para o cinema ou para televisão que foram adaptados a partir de obras literárias, ou podem fazer deste spread uma lista de filmes ou séries inspiradas em livros que querem ler. Podem sempre adaptar conforme aquilo que vos faça mais sentido.


Não podiam faltar as páginas dedicadas às citações. São seis páginas, no total, por isso têm muito espaço para colocarem aquelas citações que vos ficaram na cabeça e que não querem esquecer.


Por fim, as páginas das reviews! É preciso capacidade de síntese aqui, uma vez que são apenas mini reviews, mas serve para registarem o que acharam do livro. Fica para memória futura. São várias as páginas, mas se não chegarem, ainda têm umas quantas páginas em branco, pontilhadas, onde podem colocar mais reviews ou outras coisas que vos façam sentido.

Gostaram? Eu estou a adorar utilizar esta agenda e acabo por tirar alguma inspiração também de contas do instagram que utilizam agendas deste tipo ou até esta agenda. Para além do Bullet Journal para tudo o que envolva o meu quotidiano, utilizo esta agenda como suplemento e dedicada só aos livros. Até agora entendo-me bem com este sistema e estou a gostar muito.

Contem-me: também têm agendas literárias? Gostam? 

You Might Also Like

0 comentários