Ler em tempo de quarentena

março 20, 2020



Dadas as circunstâncias actuais que vivemos por causa do vírus COVID-19, muitos de nós estamos a trabalhar a partir de casa. E enquanto não faltam por aí artigos sobre coisas a fazer durante estes tempos mais complicados, para manter a sanidade mental, nós livrólicos aproveitamos para atacar de forma mais cerrada, certo? 

No meu caso, a coisa toma outros contornos por dois factores: 1) já não tenho a minha tese para me preocupar porque já a acabei (woohoo!!), e 2) o meu contracto enquanto bolseira termina no final do mês e, em Abril, com vírus ou sem vírus, estarei desempregada. Com todas estas questões vai ser mais complicado arranjar emprego, em especial se tivermos de ficar por casa durante mais tempo para além dos 15 dias (o que eu acredito que vai acontecer), por isso tenho de me distrair com quê?... LIVROS! A verdade é que a leitura distrai-me, não só, dos acontecimentos actuais, como me ajuda a manter a sanidade mental e a não entrar em loops negativos e derrotistas em relação ao futuro. Por isso, há que usar da melhor forma o tempo que temos, da forma que temos, e isso significa que, provavelmente, as minhas leituras vão bombar!

E a propósito de tudo isto e de mais uns botões, venho partilhar convosco várias iniciativas com as quais me deparei e que vos podem ajudar a aumentar não só o vosso ritmo de leitura, mas também a motivação para ler, agora que passam mais tempo em casa.


MARATONAS LITERÁRIAS

A Cláudia Olivera, do A Mulher que Ama Livros está a organizar a maratona literária "Lemos Juntos" para este tempo de quarentena, e que tem como objectivo incentivar a leitura como forma de desligarmos um pouco do que está a acontecer e aliviar a nossa cabeça. Começou no dia 18 de Março e vai até 12 de Abril. Podem encontrar mais pormenores no vídeo que ela fez sobre isso e podem participar no Instagram através da tag #LemosJuntos.

E por falar em maratonas literárias, temos a 24 in 48 Read-a-Thon, que irá decorrer desde a meia noite de dia 21 até à meia noite de dia 22 de Março. O objectivo é ler o mais que consigam, claro, preferencialmente 24 horas num espaço de 48h e podem ir acompanhando as várias actualizações na comunidade bibliófila do Instagram, através da tag #StayHome24in48. 


SUGESTÕES DE LIVROS

"Lá me vem esta com sugestões de livros, quando tenho tantos livros ali na estante para ler..."
Pois, como se vocês não quisessem saber!

Sugestões são mais que muitas, mas algumas saltaram-me mais à vista do que outras e, por isso, partilho-as convosco. 

Primeiro, temos uma lista feita pelo The Guardian, que reuniu vários títulos que podem servir tanto para escaparmos à nossa realidade, como para fazer uma reflexão maior da nossa parte sobre os tempos em que vivemos. Nela encontramos obras cujas temáticas se relacionam com pandemias, isolamento, sociedades distópicas, ou solidão.

Depois, como disse várias vezes nos episódios do Só Ler Não Basta (saudades!), eu sou praticamente uma sucursal do BookRiot em Portugal e, por isso, não podia deixar de partilhar uma lista de 9 livros sobre confinamento em espaços fechados, em que as personagens se vêm, precisamente, a braços com essa situação.

Em português, apanhei uma lista com 19 livros compilados através de um inquérito feito no Instagram do site Delas, com sugestões de vários géneros que também podem aproveitar.

E já chega, não? Eu vou aproveitar para pôr as minhas leituras em dia e, quem sabe, participar em alguns desafios. E vocês? O que me contam?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Primeiro, muitos parabéns por teres acabado a tese!!! *\o/*

    Eu devo de participar na 24in48. Tenho participado nas últimas edições e tinha ficado triste por cancelarem a que iria ter lugar em dezembro, mas adorei que neste momento voltassem ao ativo. :)

    Saudades do SLNB, sim. ;)

    ResponderEliminar
  2. É a primeira vez que vou participar nesta, mas é isso: aproveitar que se está em casa com mais tempo livre que o normal para ler que nem uma louca! :D

    Saudadinhas ;) Há dias deu o Gone Girl na televisão e eu lembrei-me tanto das nossas conversas!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O meu ritmo de leitura tem diminuído nos últimos anos, mas quero ver se nestes dias pego mais no livro que ando a ler! Se preciso for, vou escolher um segundo livro para desanuviar do primeiro :)
    Boas leituras!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho saudades do SLNB.
    E, apesar de estar fechada em casa há mais de uma semana, não ando a ler nada de jeito. Falta-me o tempo, para dizer a verdade, que isto de ter almoço e jantar para fazer e casa para limpar está a dar cabo de mim.
    Mas vou lendo umas coisinhas...
    Parabéns pela tese, realmente tiveste "um nadinha" de azar com a época mas pensamento positivo - mais uma etapa concluída, pensamento positivo, vai correr tudo em.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Patrícia, obrigada! Sim, acredito que vai tudo correr bem :)
    Isto de ficar em casa obrigada em vez de ser de forma voluntária, é muito diferente. No início também não consegui ler grande coisa, perdia tempo e distraía-me com outras coisas. Mas agora já percebi qual a melhor altura do dia para ler, para mim, e a coisa tem andado. Também tem ajudado estar a ler dois livros muito diferentes, porque dá para ir alternando quando me apetece ler uma coisa e outra.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Neptuno, percebo perfeitamente! Nos últimos anos a tese tem tomado conta da minha vida, mas agora que estou livre, acho que me vou vingar heheheh! E também estou a adoptar esse sistema: ler dois livros muito diferentes, para ir alternando conforme me apetece ler um ou outro. Assim, sempre vou lendo e desanuviando de um quando leio o outro :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar