Livros sobre saúde mental que quero ler

maio 22, 2020


Como complemento ao post que fiz na semana passada sobre livros que li e que abordam a temática da saúde mental, achei por bem partilhar convosco os livros que quero ler. Partilhei pelos stories do Instagram, mas decidi que devia fazer um post como deve ser aqui também.

As obras que escolhi oscilam entre a ficção e a não ficção e acredito que a lista irá aumentar com o tempo. Não vão encontrar aqui livros de "auto-ajuda", mas sim relatos na primeira pessoa sobre o que é viver com uma qualquer doença mental, ou histórias ficcionais de personagens que sofrem com algum distúrbio. Acho que é sempre bom lermos livros que retratam estas experiências, para nos ajudar a perceber a perspectiva dos outros, para nos ajudar a fazer sentido das nossas próprias experiências, para nos sentirmos identificados, e para aprendermos mais sobre coisas que não conhecemos.

Alguns dos livros que menciono aqui, pelo que li sobre eles, são pesados, intensos e devem ser lidos à cautela se estes temas vos tocam pessoalmente. Por isso, deixo abaixo algumas das temáticas que eles abordam.

Como sabem, sugestões são sempre bem vindas!



Girl in Pieces, de Kathleen Glasgow - Depressão, Suicídio, Auto-Mutilação
The Buddha and the Borderline, de Kiera van Gelder - Transtorno de Personalidade Borderline
Paperweight, de Mag Haston - Anorexia Nervosa


Maybe you should talk to someone, de Lori Gottlieb - Como a terapia funciona, da perspectiva do paciente e do terapeuta
Eleanor Oliphant is Completely Fine, de Gail Honeyman - Depressão, Ansiedade, Stress Pós-Traumático
Darkness Visible, de William Styron - Depressão



Turtles all the way down, de John Green - Ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo
Loud in the House of Myself, de Stacy Pershall -  Transtorno de Personalidade Borderline
Reasons to Stay Alive, de Matt Haig - Depressão, Suicídio


This is not the end, de Tabetha Martin - Transtorno de Personalidade Borderline
A Little Life, de Hanna Yanagihara - Trauma, Abuso Sexual, Depressão
Wintergirls, de Laurie Halse Anderson - Anorexia, Auto-Mutilação

You Might Also Like

2 comentários

  1. Até agora, sobre o tema da depressão e suicídio, só li a biografia do Robert Enke. Era fã do jogador e o seu suicídio foi um choque para mim, sobretudo porque tudo na vida parecia estar a correr bem. Quebrou muitas ideias que eu tinha, sobre o desporto, sobre o sucesso... e mostrou-me como é possível esconder-se tantas inseguranças e como é, muitas vezes difícil desabafar, muitas vezes por não se saber se o outro lado vai entender ou simplesmente por não se saber, não encontrar palavras para descrever o que se sente (ou não se sente).
    São livros muito importantes, mais não seja para nos tornar mais empáticos para com o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que eu acho, que estes livros também nos servem para ensinar a ter mais empatia e tolerância com o outro, porque podemos não saber nada das batalhas que lutam todos os dias nas suas cabeças. Com os anos, tornamo-nos pró em saber esconder essas coisas. Para aqueles que sofrem com algumas destas coisas, serve também para se sentirem menos sozinhos. <3

      Eliminar