A Amiga Genial - Opinião

setembro 20, 2022



Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Finalmente me iniciei na tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante, com este A Amiga Genial. E que início! Este é um romance de formação contado pela perspectiva de Lenú, uma rapariga que vive numa pequena vila perto de Nápoles, no pós Segunda Guerra Mundial. Este é um livro sobre crescimento, amizade, perda de inocência, vivências profundamente femininas e busca de identidade. É um livro que não chega às 300 páginas, mas que é denso, com personagens complexas e cheias de nuances. 

A amizade entre a protagonista, Lenú, e a sua amiga Lila é o foco de onde ramificam todas as reflexões sobre a vida de uma menina até perto da idade adulta. Uma vida vivida de forma intensa, onde são vários os episódios de violência, de defesa da lealdade e da honra, numa comunidade marcada por uma mentalidade de bairro. Contudo, esta amizade não é equilibrada e é pautada sempre por uma sensação de desigualdade por parte de Lenú, talvez também devido à sua baixa auto-estima e timidez, quando comparada com a rebeldia, audacidade e espírito desafiador de Lila.

Gostei muito deste livro pelas personagens e pelas vivências aí retratadas, apesar de não poder dizer que gosto das personagens. Parece que estou a ser incongruente, mas não estou! As personagens são retratadas de forma muito realista, mas isso não quer dizer que gostemos delas. Agora têm de ir ler o livro para ir tirar as teimas e saber do que estou a falar.

Posto isto, leiam! Gostei bastante deste livro e só posso aconselhar a sua leitura.

4/5 - Gostei Muito


Comprar | Bertrand (link de afiliado)

You Might Also Like

0 comentários