Rhythm of War - Opinião

setembro 13, 2022


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Ora bem... Este livro é um portento, nas suas mais de 1200 páginas. Ler Sanderson é um verdadeiro compromisso: não só com o universo que cria, como também com os próprios livros que nunca são pequenos.

Sem entrar em grandes pormenores, para não spoilar ninguém, este livro começa partindo dos eventos finais em Oathbringer. Mas este livro é mais parado, mais morno, porque Sanderson vai-nos mostrando melhor a magnitude de Cosmere, sacrificando o foco da verdadeira acção do livro. Vamos sabendo mais sobre a história de Roshar, sobre os fabrials, a ligação dos Radiants com os seus spren, sobre a magia em si de Roshar, em que tudo culmina em revelações finais que nos surpreendem verdadeiramente e que deixam a nossa cabeça à roda com as implicações de tudo. O detalhe da construção deste mundo é excepcional e só mostra a mestria de Sanderson. Mas enquanto leitores, que queremos que a narrativa ande, queremos ver o que está a acontecer no local X ou Y, isso acaba por tornar a leitura um pouco dispersa e vagarosa. Valeu-me o audiobook, se não tinha prolongado esta leitura por mais tempo.

Mas vamos a coisas boas também: as personagens, nomeadamente Kaladin e Shallan. É sempre uma emoção reencontrar Kaladin que é das minhas personagens favoritas de sempre. O seu arco narrativo sofre aqui uma reviravolta, mas isso só vai acrescentar ao desenvolvimento de Kaladin, tornando-o mais complexo e completo. Já em relação a Shallan, vamo-nos questionando sobre muita coisa em relação a si própria e finalmente temos a resposta, nas últimas páginas dos seus capítulos.

A melhor coisa deste livro foi, sem sombra de dúvida, todas as ligações de Cosmere. E isso implica ligações com os outros mundos deste universo, nomeadamente de Mistborn, Elantris e White Sand. Isto sim, fez explodir a minha cabeça! Há revelações impressionantes e isto só mostra a mestria de Sanderson em criar as suas histórias, como tudo se relaciona, tudo tem implicações em algum outro lado e aqui podemos ver isso muito bem. Descobrimos, ainda, o que dá origem ao sistema de magia de Roshar. Cada mundo tem um elemento do qual origina a sua magia e finalmente sabemos qual é, em Roshar.

Sanderson é um mestre na criação de mundos de Fantasia e na construção de personagens complexas e com várias nuances. Este livro é essencial nesta saga e na compreensão de Cosmere. Não é o meu livro favorito da saga, porque há momentos que são mais parados, que cortam o ritmo da acção e que nos exige bastante a nível de foco, mas ainda bem que o li até ao fim, porque vale muito a pena.

Agora fico aqui, à espera do quinto livro, sem saber o que fazer à minha vida!


4/5 - Gostei Muito


(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários