Moby Dick - Opinião

outubro 05, 2022


Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.

Gente... Este livro! Que obra maravilhosa, complexa, colossal e interessante!

Moby Dick é considerado o Grande Romance Americano (Great American Novel) e depois de lê-lo percebo porquê. Este é um livro cheio de camadas de significado, de referências religiosas, políticas, filosóficas, literárias, ao retratar a vida da tripulação de um navio baleeiro que parte de Nantucket para caçar Moby Dick, um cachalote. 

Amei este livro pelo estilo narrativo, pela construção das personagens (em especial do capitão Ahab), pela viagem a bordo do navio Pequod, pelas descrições muito em linha com a estética gótica, pelas referências bíblicas, literárias, filosóficas, que ajudam a perceber o significado e importância de algumas situações e personagens, enfim... As únicas coisas menos boas foram as partes dedicadas à cetologia, à fisiologia da baleia, aos vários tipos de baleia, à extração do óleo de baleia, às partes técnicas sobre os instrumentos usados na caça à baleia... Nota-se que o nosso narrador, que é Ismael, é um curioso sobre este animal e necessita de mostrar que sabe sobre baleias, mas para nós pode ser um pouco penoso ler estas partes porque cortam um pouco o ritmo narrativo. Mas o resto é tão bom, que compensa estas partes mais morosas.

Se forem ler o livro em inglês, como eu fiz, recomendo vivamente que o façam juntamente com o audiobook. A narração é maravilhosa e confere emoções e entoações ao texto que me teriam passado ao lado, se não fosse isso. Além de que ajuda bastante a passar as partes mais aborrecidas do livro.

Não vos vou falar grande coisa sobre o livro, porque no podcast é que falo de tudo em maior pormenor, e o post ia ficar gigantesco. Mas posso assegurar-vos: é um dos favoritos do ano e vai ficar-me para sempre na memória. É um livro denso, mas tão bem escrito, com um final tão grandioso, com um ambiente tão bem construído e com personagens tão sólidas, além das várias camadas de sentido, que até eu fiquei surpreendida. Não estava à espera de gostar tanto deste livro como gostei. Só não lhe dou nota máxima por causa das partes que achei mais aborrecidas. Caso contrário, dava-lhe facilmente a pontuação máxima.

Nota ainda: este livro está publicado por cá, com duas traduções: uma da Guerra e Paz e outra da Relógio D'Água. Leiam!


4/5 - Gostei Muito


Comprar | Bertrand (link de afiliado)



(Esta leitura conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários