The Glass Woman - Opinião

outubro 22, 2022


Para a minha opinião completa, é ir ao podcast, AQUI.

Este foi o primeiro livro lido para a minha iniciativa Outono Gótico, que podem acompanhar no meu Instagram, e na qual todos podem participar. Consta em simplesmente lermos livros de teor gótico, seja clássicos ou contemporâneos, durante a estação do Outono - até meados de Dezembro, portanto.

The Glass Woman é um livro começa como um mistério gótico, que nos conta a história da protagonista, Rósa, que casa com um homem misterioso, Jón, no cenário da Islândia do século XVII, com as paisagens inóspitas e frias que a caracterizam. E inicialmente temos vários elementos que pertencem ao género do gótico, como uma atmosfera de mistério e de alguma ansiedade por parte da protagonista, descrição de paisagens isoladas e inóspitas, maus presságios, coisas que acontecem e não têm explicação, que adensam a atmosfera de mistério e medo, emoções intensas que evocam o sentimento de ansiedade, de surpresa, de angústia, até de terror. E temos o principal, que é uma mulher em perigo ameaçada por um homem dominador, impulsivo, e vive sob o seu jugo, mesmo contra a sua vontade.

A escrita da autora é exímia e muito visual, criando um ambiente muito característico deste tipo de histórias. As suas personagens são complexas, os seus sentimentos e vivências também, a Islândia e a vida dura que aí se vivia está muito bem representada e de facto sentimos as emoções das personagens como se fossem nossas. Os primeiros dois terços do livro estão muito bem conseguidos, com uma história de mistério e um clima de medo e ansiedade que é transversal a todos os acontecimentos narrados.

Mas a dada altura, a umas 100 páginas antes do livro acabar, todos os mistérios são-nos revelados e tudo fica às claras. E confesso que, depois disso, fiquei desinteressada no resto, porque o ambiente gótico pareceu alterar-se para uma ficção histórica. Não há nada de errado com isso, mas parece que o ambiente se dissipou para dar lugar a outra coisa, e não era isso que eu estava à procura. Senti que, depois de as minhas perguntas sobre as coisas misteriosas terem sido respondidas, perdi o interesse no resto. Achei que tudo ia ter um desfecho dramático e tenso, mas isso acabou por não se concretizar e quando acabei o livro, senti que a qualidade da escrita não correspondia à qualidade do enredo, e achei isso desapontante. A escrita está, claramente, num patamar mais elevado do que o desenvolvimento e a conclusão da história - confesso que esperava mais.


3/5 - Gostei


(Este livro conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários