Anatomy: A Love Story - Opinião
dezembro 23, 2022Podem ouvir a minha opinião completa no podcast, AQUI.
Esta foi uma das boas surpresas deste ano! Um livro que é um mistério, um romance e uma ficção histórica muito bem construída à volta de uma rapariga, Hazel, que quer aceder a uma actividade reservada para homens: o estudo da anatomia humana para ser cirurgiã. Hazel é uma rapariga inteligente, rebelde, audaz e bem-humorada, cheia de determinação para alcançar os seus objectivos e quebrar com padrões estabelecidos para as mulheres no século XIX, época em que se passa a história.
Temos, então, Hazel que é uma rapariga da alta sociedade escocesa que quer tornar-se cirurgiã e estuda às escondidas, à revelia da família, para fazer um exame de anatomia. Sendo da alta sociedade, a preocupação maior deveria ser apresentar-se nos eventos sociais de destaque, preocupar-se com o casamento e a vida familiar, mas Hazel foge da norma e acaba por fazer o que acha que deve para atingir as suas metas.
Depois temos o interesse amoroso de Hazel, Jack Currer, um ressurrection man, ou seja, alguém que desenterra corpos recentes, mediante pagamento, para o seu estudo por parte de médicos e cirurgiões, neste caso à Sociedade de Anatomia. Jack é alguém que, socialmente, está abaixo de Hazel, que está sempre em dificuldades económicas. Ambos se conhecem por acaso, mas acabam por começar a trabalhar juntos e a desenvolver uma relação para lá do profissional. É muito giro ver a relação deles desenvolver-se e o quanto um aprende com o outro, por virem de contextos completamente diferentes.
Há ainda um mistério a resolver, no meio desta demanda por parte de Hazel, e por isso temos aqui um livro que pode ser um romance, uma ficção histórica e uma história de mistério. Gostei bastante deste livro por nos oferecer estas várias vertentes que são muito bem exploradas, num livro com um ritmo e envolvência muito bons, com boas personagens, e um enredo que nos mantém colados ao livro. Senti a leitura quase de forma compulsiva porque só queria saber o que ia acontecer às personagens e qual era o passo a seguir. Gostei bastante e foi uma bela surpresa e ficou a vontade de ler o segundo: Immortality, a Love Story, que será publicado em 2023.
0 comentários