Frankenstein - Opinião

dezembro 14, 2022



Podem ouvir a minha opinião completa e pormenorizada no podcast, AQUI.

Este foi um livro que li há mais de 10 anos, antes de ter blog, e que já merecia uma releitura para poder falar-vos dele. Frankenstein é um clássico da literatura gótica, escrito em 1818, no seio do movimento literário e artístico do Romantismo inglês que surge como reacção à Revolução Industrial e aos ideais do Iluminismo. O livro tem influências, ainda, da mitologia grega, nomeadamente do mito de Pigmalião e Galatea, bem como do mito de Prometeu.

A história deste livro já praticamente toda a gente conhece, certo? em Frankenstein vamos acompanhar a história de Victor Frankenstein na sua demanda de criar vida humana a partir de partes dos corpos de pessoas que já morreram. Esta criatura, que nunca tem nome, vive uma vida de isolamento e solidão, rejeitado pelo seu criador e pela sociedade, mas cujas vivências acabam por gerar empatia por parte do leitor - algo que não acontece com Frankenstein.

Há várias temáticas aqui exploradas, como a família, o isolamento e a solidão, a culpa, a responsabilidade moral que vem com as experiências científicas, a posse de segredos, a ambição, mas há três temáticas maiores que são aqui aprofundadas: os perigos do conhecimento, a monstruosidade, e também aspectos ligados à estética do sublime. Este livro também se foca no desenvolvimento psicológico das personagens, em que as emoções intensas estão no seu centro, e tanto o uso da linguagem como a descrição das paisagens exteriores servem para elevar essas mesmas emoções.

Voltei a amar este livro - pelo enredo, pela construção das personagens, pelos conflitos e temáticas que expõe, pelo uso da linguagem, pela criação do ambiente gótico. Se gostam deste tipo de temáticas e querem arriscar-se a ler um clássico, este é uma boa sugestão, até porque não é um livro longo.

Por cá, o livro está publicado pela Relógio d'Água.


5/5 - Adorei


(Este livro conta para o desafio Mount TBR Reading Challenge 2022)

You Might Also Like

0 comentários