Temporada Ficção Pós Apocalíptica

outubro 06, 2012

E perguntam vocês "qué isso?!" Pois bem, aqui estou eu para vos explicar.
A ideia surgiu a partir de uma lista que nomeia os melhores livros de ficção que têm como cenário um mundo pós-apocalíptico. Podem ver essa lista aqui: The Best (Or Worst) of Apocalyptic Books

Em conversa pelo Twitter, percebi que a Telma, do blog Ler e Reflectir, teve a ideia de fazer uma leitura temática dentro desta linha. Como eu não tenho grande experiência no tema, pensei juntar-me a ela. Quando demos por isso, já éramos quatro a entrar nesta temporada! Eu, a Telma, a Slayra e a WhiteLady3.

Para ficarem familiarizados com o tema, a ficção pós-apocalíptica é um sub-género da ficção científica cujo cenário é um mundo ou civilização após um evento cataclísmico, que pode ir desde desastres nucleares, a pandemias, invasões extraterrestres ou até provocado pelo falhanço da tecnologia moderna. Nele, podemos perceber que as concepções e visões sociais, culturais, políticas, espaciais ou geográficas, mudaram e nada é como antes.

Esta leitura temática começará neste mês de Outubro e vai-se prolongar até ao dia 21 de Dezembro, que marca o final do mundo (depois disso morremos todos e já não podemos ler mais) e em termos de regras, não temos nenhumas. Cada uma lê os livros que quiser, quantos quiser e ao ritmo que quiser, afinal temos disponibilidades de tempo diferentes. No meu caso, proponho-me a ler 4 livros e são eles:

The Time Machine - H. G. Wells
A Canticle for Leibowitz - Walter M. Miller, Jr.
The Road - Cormac McCarthy
Oryx and Crake - Margaret Atwood

Era bom ter tempo para mais, mas a ver vamos... 
Para dar assim um "je ne sais quoi" à temporada, a Slayra até fez o botão, ali em cima, para a gentes! Se quiserem estar atentos, é uma questão de irem seguindo este blog e os blogs das restantes meninas para irem vendo aquilo que vamos lendo. Todos os posts relativos a esta temporada, vão estar reunidos na secção da barra ali de cima. Se se quiserem juntar a nós, força!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Sem querer, apaguei o comentário do Ray*, do blog "Desejos de Alma", que dizia:
    "parece-me interessante, o género tb me interessa particularmente =)"

    Primeiro, peço desculpa. Apaguei acidentalmente o comentário quando ia carregar no botão para publicar. Segundo, ainda bem que está interessado. É uma questão de seguir as leituras e ir dando a sua opinião :)

    ResponderEliminar
  2. *dança* Isto é que vai ser! A minha primeira leitura já se está a revelar bastante interessante. :)

    ResponderEliminar
  3. Vai ser tão fixe :D Eu vou começar na 2a feira. Ainda não me decidi qual o livro que vou ler primeiro... E assim, também avanço mais no livro do Neil Gaiman.
    E estou curiosa para saber a tua opinião sobre o Feed!

    ResponderEliminar