Sagas e Trilogias - Um compromisso para a vida

maio 12, 2020


Há uns anos escrevi sobre este tema. São inúmeras as sagas e trilogias, especialmente no que diz respeito ao género da Fantasia, que tenho lidas, a meio e que quero ler. É raro a obra de Fantasia que seja constituída somente por um volume. Uma vez que a Fantasia é conhecida pela construção de mundos alternativos e diferentes do nosso, com características próprias que têm de ser descritas ao leitor, para que ele conceba, na sua mente, o mundo que está a ler, é natural que este seja o género no qual abundam as sagas e trilogias. E é por isso que eu acho que os leitores de Fantasia são dotados de uma paciência extraordinária, por embarcarem em mundos tão diferentes e estarem dispostos a esperar anos (por vezes bastantes!) pelo próximo livro que trará continuidade à história que começaram a ler. Esperamos pelo desenvolvimento do enredo, por saber mais sobre aquelas personagens e aquele mundo, o que vai acontecer depois daquele cliffhanger tremendo que nos deixou boquiabertos nas últimas 50 páginas. Esperamos por mais histórias que nos permitam habitar outros mundos - não para nos esquecermos e negarmos o nosso, mas para voltarmos a ele com um olhar renovado.

E apesar de já ter escrito sobre isto, achei que seria boa ideia recuperar este tema, uma vez que estamos constantemente a adicionar livros às nossas intermináveis listas. E, como se elas não fossem já grandes o suficiente, os livros que adicionamos ainda vêm com outros atrás, neste caso! Vocês têm noção das sagas que já leram e as que têm para ler? Com esta minha pesquisa fiquei a saber exactamente o que li e o que ainda tenho para ler. Para este post incluí trilogias e por "saga" entendi um conjunto de livros cuja leitura tenha uma ordem de continuidade obrigatória. Não incluí, aqui, stand-alones que se passam no mesmo mundo, nem obras que derivam da narrativa principal. Por exemplo, considerei As Crónicas de Gelo e Fogo uma saga, mas não incluí nela obras como Fire and Blood ou A Knight of the Seven Kingdoms, porque são obras que complementam a saga principal e podem ser lidas em qualquer momento, não têm uma ordem. Por isso, esta é uma saga que considero lida, uma vez que já li todos os volumes publicados. 

Por "Sagas a ler" são aquelas cuja leitura tenho. decorrer, mas que ainda não li os livros todos publicados, e as que quero ler são isso mesmo: sagas que quero ler, independentemente de já ter algum livro ou não. Não incluí aqui obras que têm sempre o mesmo protagonista, como Matthew Shardlake ou Robert Langdon, porque apesar de terem esse fio condutor, não são livros cuja narrativa verte de um volume para o outro. Vale também dizer que não incluí aqui sagas das quais li o primeiro livro, mas que não pretendo continuar. Posto isto, estão preparados para estes números?

Sagas lidas = 10 sagas | 37 livros
Sagas a ler = 6 sagas | 41 livros
Sagas que quero ler = 14 sagas | 55 livros

Bom, tendo em conta números anteriores, acho que não estou mal! Ou então estou só em negação...
Porque se considerarmos que de um total de 133 livros ainda só li 37, se calhar a coisa muda de figura. E isto, assumindo que nunca mais adiciono sagas ou trilogias à minha wishlist, algo que todos nós sabemos que não vai acontecer. 

A verdade é que os anos que passaram entre o primeiro post sobre o assunto e hoje, é que sou mais cuidadosa com aquilo que leio, porque já me conheço melhor como leitora e sei no que quero investir porque acho que as histórias valem a pena. Houve várias sagas que ficaram pelo caminho, porque li o primeiro livro e não fiquei entusiasmada. Outras, retirei simplesmente da minha lista, porque ao longo do tempo fui percebendo que, se calhar, aquelas narrativas não eram para mim. E nisto, ficamos com um total de 31 sagas, das quais já li um terço. Por isso, volto a afirmar: não estou nada mal! 

O problema, é que sei que mais sagas virão na minha vida e esta lista vai aumentar. Como se eu não tivesse mais nada para ler e com que me entreter. Mas olhem... há coisas piores! Deixem-me agarrada às minhas sagas, quais botes salva-vidas desta existência mais mundana, com muito menos aventura  e interesse do que os livros que leio.

E vocês, já fizeram as contas, ou é melhor nem pensar nisso?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Nunca fiz as contas. Antigamente, lia muitas sagas de fantasia, mas depois perdi o interesse. Talvez por essa necessidade de termos de esperar tanto tempo para voltar à história. Mas tenho um cantinho especial no coração para a Fantasia, sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também percebo. Às vezes também penso duas vezes se quero mesmo adicionar mais uma saga à minha vida ou não, porque é frequente querer um princípio, meio e fim num só livro. É um investimento não só de dinheiro, mas também de tempo e disposição mental. Se pudéssemos tirar anos sabáticos só para ler... isso é que era! xD

      Eliminar
  2. Nunca fiz as contas e tenho medo! xD Mas até acho que nem seriam muitas. Tenho ideia de ler mais coisas que se passam no mesmo mundo, ou que têm protagonistas que se encontram num mesmo mundo (estou a pensar nas séries românticas por exemplo, como os Bridgerton que apesar de poder ser lido por ordem cronológica não tem propriamente um fio condutor comum) do que propriamente uma história que se estende por diversos volumes. :/

    ResponderEliminar