O que me faz dar 5 estrelas a um livro?

setembro 10, 2021

 


Primeiro, quem me acompanha por aqui, já viu que eu dou 6 estrelas a livros como pontuação máxima, ao invés das 5 estrelas típicas do Goodreads. A razão disso acontecer tem a ver com o facto de eu ter acrescentado uma pontuação para os livros que desisti de ler, que é 1 estrela. Quero mudar isso, porque pode ser confuso e porque, na realidade, se não termino um livro também não venho falar sobre ele. Por isso, fica aqui sistema de classificação dos livros que leio que, a partir de hoje, será de 1 a 5 estrelas, e que reflecte o que senti em relação ao livro, em vez de classificar só como "Bom" ou "Mau", ou "Excelente".

1 - Não gostei
2 - Meh
3 - Gostei
4 - Gostei Muito
5 - Adorei

Posto isto, vamos ao que interessa: o que me faz dar 5 estrelas a um livro? Várias coisas.

Quando se lê muito e se tem contacto com vários géneros e várias histórias, vai-se tornando mais difícil o sermos surpreendidos e marcados por um livro. Não porque esses livros sejam maus, ou não sejam grandes obras literárias, mas porque nos tornamos mais exigentes enquanto leitores. Já sabemos o que gostamos e não gostamos, o que nos toca, o que nos marca. Enquanto leitora, acabo por procurar livros que me surpreendam, que me toquem, que me desafiem e me marquem, de alguma forma.

As classificações e pontuações, seja em livros, filmes, séries, o que for, são sempre subjectivas. Cada um classifica os livros como quiser, até porque um mesmo livro pode ser experienciado de maneiras diferentes por vários leitores e aquilo que significa para mim, pode não significar para outras pessoas. Neste sentido, eu sei o que me faz dar 4 ou 5 estrelas a um livro, mas não sei o que faz outra pessoa fazer o mesmo - os critérios podem ser diferentes. Por isso, este não é um post em que vos digo como devem avaliar as vossas leituras. É, sim, um post sobre as razões que me levam a dar pontuação máxima aos livros que leio, guiando-me, claro, pelas pontuações do Goodreads, em que 5 estrelas é a pontuação máxima que se dá a um livro.

Segundo o Goodreads, de todos os livros que li (349), só cerca de 20% foram classificados por mim com 5 estrelas. Por isso, estes são alguns dos meus livros favoritos de sempre, ainda que haja livros de 4 e 3 estrelas que também se encaixam nessa categoria. Provavelmente são só de 4 ou 3 estrelas porque lhes faltou alguma coisa, a meu ver, ainda que me possam ter marcado. Mas então, o que faz com que estes livros se destaquem e mereçam as 5 estrelas?

  • Um livro 5 estrelas é um livro bem escrito, coeso e que me suscitou reacções fortes. É memorável, tem personagens fortes, complexas, com um enredo interessante capaz de me prender do início ao fim.
  • O meu investimento emocional, nestes livros, é grande. Tem de ser um livro que me diga alguma coisa a esse nível, que me agarra ao ponto de eu me preocupar ou identificar com as personagens do livro. Sofro com elas, rio com elas, caminho ao lado delas, identifico-me com elas. Tem de abordar temas que me dizem alguma coisa e daí a minha ligação emocional.
  • No que diz respeito ao enredo, tem de ser um livro com uma narrativa muito bem construída, que me interessa, que me pode ensinar alguma coisa, e que me faça acreditar naquilo que estou a ler - seja uma ficção histórica, fantasia, um thriller ou um livro de outro género qualquer. Tem de me fazer pensar, ter bons diálogos e uma boa construção de personagens que me faça estar completamente imersa na história.
  • Para levar 5 estrelas, tem de ser um livro inesquecível, que contribuiu para o meu enriquecimento pessoal e enquanto leitora. Potencialmente, ensinou-me alguma coisa - seja a nível histórico, pessoal, social, literário... Em qualquer área. Será, certamente, um favorito da vida.
Este são os meu critérios - os vossos serão, certamente, diferentes. E a beleza dos livros é isso mesmo: as pessoas podem ter opiniões diferentes sobre um mesmo livro. Há sensibilidades diferentes, perspectivas diferentes, vivências diferentes e por isso é que os livros são essenciais, porque permitem várias leituras e agradar a pessoas diferentes.

Ficaram, assim, a conhecer aquilo que me leva a dar 5 estrelas a um livro. Quais são os vossos critérios?

You Might Also Like

0 comentários