8 Livros sobre Livros
setembro 08, 2020Leitores adoram livros. E livros sobre livros? Eu, confesso, é das histórias que mais gosto. Histórias sobre livros, livrarias, bibliotecas, leitores, livros dentro de livros, a magia de escrever um livro... Gosto bastante deste tropo literário porque sinto que, no fundo, estou a ler um livro sobre alguém como eu que adora livros e que se deixa levar pelas histórias que nos são contadas. Por isso, resolvi listar aqui alguns dos livros dedicados à magia de nos deixarmos levar por esses objectos que encerram tanta coisa, que são os livros.
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón - Este livro é a história de um mistério literário na Barcelona do pós Segunda Guerra Mundial em que a personagem principal, Daniel Sampere, se vê confrontado com um livro maldito que todos parecem querer destruir. Tem, ainda, o inesquecível Cemitério dos Livros Esquecidos e foi um livro que adorei ler e aconselho a todos os amantes de livros. Este está em casa dos meus pais, por isso não está na foto.
A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak - Passado durante a Segunda Guerra Mundial, nesta obra seguimos a vida de Liesel, uma rapariga que começa a roubar livros aos 11 anos, e para quem os livros representam mundos que a fazem escapar, aprender e refugiar-se do mundo mergulhado numa guerra.
Fahrenheit 451, Ray Bradbury - Nesta obra distópica, uma das essenciais do género, é subvertida a função do bombeiro. Aqui, os bombeiros são chamados para queimar livros, objectos proibidos na sociedade que o autor nos descreve. E porquê livros? Porque os livros fazem-nos pensar e questionar o que nos rodeia. Obra escrita em 1953, mas que continua tão actual e pertinente. Li este livro da biblioteca, por isso não tenho aqui um exemplar.
O Décimo Terceiro Conto, de Diane Setterfield - Aqui mergulhamos num ambiente mais misterioso, de uma atmosfera quase gótica, para conhecermos a história de uma autora que nunca fala abertamente sobre o seu passado de vida até que escolhe uma mulher para escrever a sua biografia. Somos levados através de inúmeras referências literárias e ambientes evocativos de outros romances do género, numa trama que nos vai sendo revelada por camadas.
O Nome da Rosa, de Umberto Eco - Ah, este livro ou se ama, ou se odeia. Eu sou do grupo dos que AMA este livro! Este é um romance histórico passado na Idade Média, num mosteiro beneditino, e é uma espécie de policial à Sherlock Holmes, mas no período medieval. Não é um livro fácil, porque o autor escreve partindo do princípio que o leitor está familiarizado com elementos e simbolismos medievais, e vamos não falar do latim sem tradução. Mas vale tão a pena, é um dos meus livros favoritos.
Misery, de Stephen King - Num registo diferente, temos este thriller, livro de suspense sobre um autor que é raptado pela sua maior fã e mantido em cativeiro até que ele cumpra o desejo de Annie Wilkes, a vilã, quanto aos seus livros favoritos escritos pelo autor. Aqui, King acaba por discorrer sobre a capacidade criativa, sobre o processo de escrita de um livro e como um autor cria as suas histórias. Este foi lido em e-book.
The Starless Sea, de Erin Morgenstern - Este livro tem uma aura mágica, de fantasia, sobre uma biblioteca aparentemente infinita debaixo da terra, que alberga todas as histórias e todas as memórias de tempos idos. Neste livro podemos encontrar uma narrativa que pega na paixão sobre os livros, a leitura e o contacto com as histórias, transformando este livro numa ode às histórias. Li este livro em e-book.
Livro, de José Luís Peixoto - Este é quase auto-explicativo só através do título. Não quero adiantar grande coisa, para não ser spoiler, mas chegamos ao fim do livro a pensar sobre o que acabámos de ler. Aconselho muito!
Aqueles que ainda quero ler
Há muitos livros com este tema e, volta e meia, lá vem mais um parar à minha lista de livros que quero ler. Alguns já os tenho comigo, seja em papel ou em e-book, e aqui ficam para a posteridade.
The Library of the Unwritten, de A.J. Hackwith
The Book of Speculation, de Erika Swyler
People of the Book, de Geraldine Brooks
Murder by the Book, Susanna Gregory
Remédios Literários, de Ella Berthoud e Susan Elderkin
The Midnight Library, Matt Haig
O Manuscrito Perdido de Lord Byron, de John Crowley
0 comentários