Balanço de leituras de 2011

dezembro 30, 2011

Mais um ano que acaba e é chegada a altura de fazer balanços. Este ano foi marcado pelo mestrado que estou a fazer, que acabou por condicionar um pouco as minhas leituras, principalmente já mais para o final do ano, altura em que comecei a investigação para a tese. Penso que ainda vai ficar pior e que vou ver as minhas leituras mais limitadas, mas a ver vamos. Prognósticos, só depois do jogo. Mas vamos às leituras propriamente ditas!

Este ano foi marcado, principalmente, pela saga Harry Potter que li toda de enfiada! E ainda bem que o fiz. Foi uma verdadeira viagem a um mundo diferente, onde conheci personagens fascinantes e tão reais que vou sempre recordá-las com um sentimento especial. Em boa hora que resolvi pôr-me a ler estes livros, porque são de uma riqueza tal que ficam connosco bem depois de terminarmos de os ler. Ai, Snape... De toda a saga, destaco o primeiro e o último livro, que foram os meus preferidos.
Depois de Harry Potter, outra saga que comecei a ler foi As Crónicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Infelizmente só consegui ler os dois primeiros livros em português (que corresponde ao primeiro, em inglês) mas quero ver se continuo a saga, porque adorei aqueles dois volumes! Mais uma vez, à semelhança de Harry Potter, são as personagens que nos fazem ficar agarrados às páginas e a querer saber mais da história. Outra saga que não cheguei a acabar foi a Trilogia Millenium de Stieg Larsson. Adorei o primeiro livro, o segundo já foi um bocado "meh" e na altura achei que devia esperar um pouco antes de ler o terceiro. E agora espero ter mais tempo para ler o último livro como deve ser.

Posto isto, vamos aos melhores livros que li este ano! Vou deixar de fora os Harry Potter's e o George Martin porque senão ocupava a lista com eles... E como não consigo nomear um só livro, faço aqui uma espécie de "Top 5" dos melhores livros lidos de 2011. Aqui vão eles, por ordem aleatória:

1. The Hobbit or There and Back Again - J. R. R. Tolkien
2. O Segredo da Casa de Riverton - Kate Morton
3. The Count of Monte Cristo - Alexandre Dumas
4. A Rapariga que Roubava Livros - Markus Zusak
5. O Perfume: História de um Assassino - Patrick Süskind

Este ano foi ainda marcado por releituras, nomeadamente de Jane Eyre e Pride and Prejudice. Como li ambos para a faculdade, resolvi voltar a estes livros para poder desfrutar, com calma, da sua leitura. Jane Eyre voltou a afirmar-se como um dos meus livros preferidos de sempre! A narrativa, as personagens (Jane e Mr. Rochester...*sigh*), o ambiente construído à volta da história e das personagens, tudo é magistralmente construído, na minha humilde opinião. Agora que pude voltar à história, com calma, pude apreciar verdadeiramente este livro. Quanto a Pride and Prejudice também voltei a gostar, apesar de não ser tão entusiasta como em relação ao livro anterior. É uma leitura completamente diferente, mas cheia de personagens interessantes e de uma trama que mistura humor, crítica social e, claro, romance.

Porém, também ouve livros que me decepcionaram. Acho que não houve um único livro de que não tenha gostado, portanto aqui encaixam-se aqueles cujas expectativas não foram atingidas e ficaram aquém daquilo que eu estava à espera:

The Matisse Stories - A. S. Byatt
The Rose Labyrinth - Titania Hardie
O Autenticador - William M. Valtos
The Last Unicorn - Peter S. Beagle

Para além dos melhores e dos "não-assim-tão-bons", vale ainda referir que este ano experimentei os audiobooks! Dos sete livros que constituem a saga Harry Potter, quatro dos livros foram "ouvidos". Narrados pelo Stephen Fry, acho que não podia pedir coisa melhor: foi uma experiência que adorei, uma vez que Stephen Fry faz um trabalho fantástico com a narração. Ele incute emoções às personagens, faz as vozes diferentes para cada uma delas, e não sentimos que aquilo é somente alguém a ler um livro em voz alta. É algo que, certamente, irei repetir.
Agora só me falta ler e-books num e-reader! Se alguém se quiser chegar à frente, esteja à vontade... xD

Para aqueles que gostam de números:

Total de livros lidos: 33 (38 se contarmos com os que li para a tese)
Total de páginas lidas: 11,613 páginas (não contei com os audiobooks)
Total de livros adquiridos (aqui vão os comprados, oferecidos e vindos do Bookmooch): 30
Meses com mais livros lidos: Abril e Agosto, com 5 livros cada
Média de classificações dadas: 4,6
Livros com a classificação máxima: The Hobbit, O Filho das Sombras, The Count of Monte Cristo, Harry Potter and the Deathly Hallows
Livros com classificação mais baixa: The Matisse Stories, O Autenticador

E para acabar, faltam as resoluções para o ano de 2012. Primeiro que tudo, espero continuar a ter tempo disponível para leituras de lazer! Sei que a tese me vai ocupar imenso tempo, até porque eu já só vejo aquilo à frente e é-me muito difícil estar a ler coisas fora do âmbito da tese. É o que dá quando estamos a escrever com entusiasmo sobre algo de que gostamos imenso.
Para além disso, quero ler mais clássicos, quero usar mais as BLX (sim, porque este ano já me inscrevi!), ler mais autores portugueses, experimentar outros géneros que ainda não experimentei, como a ficção científica e as distopias e concluir as sagas que não terminei de ler. Quanto ao blog, espero continuar com a rubrica dos Marcadores de Livros (pessoal, toca a enviarem fotos dos vossos marcadores!!) e apostar mais no Cantinho dos Autores! Confesso que às vezes esqueço-me dele...

Por fim, desejo a todos vós um grande 2012! Com muitas leituras, com saúde e alegria, na companhia daqueles de quem gostam mais e que as perspectivas negras que andam por aí a publicitar não se concretizem! O próximo ano será, com certeza, um pouco mais difícil, mas podia sempre ser pior. Como diriam os Monty Python: "Always look on the bright side of life..." ;)

Até para o ano!
Diana

You Might Also Like

8 comentários

  1. Boa ano novo com muitos e bons livros :)

    www.pereirasbooks.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. "The Hobbit" \o/
    Reli há pouco tempo e foi fantástico! Quero ver se daqui a pouco tempo releio o LOTR também :)

    Bom 2012!

    ResponderEliminar
  3. Maria Pereira: Obrigado e igualmente!

    Célia: Eu queria ver se era em 2012 que lia o LOTR. Se achar que tenho tempo ainda me aventuro ;)

    ResponderEliminar
  4. Bom ano! E que seja recheado de boas leituras! Mesmo que sejam no âmbito da tese, porque não há nada tão mau como um livro aborrecido sobre um tema que gostamos, e está visto que gostas do que andas a fazer. :P

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Um bom ano para ti também! :D
    Quando terminar a tese digo-vos qual será a data da defesa, que é para vocês lá irem todas fazer de claque. Mas com direito a pom-pons e tudo! xD

    ResponderEliminar
  6. LOL *ensaia saltos e gritos* Vai Diana! *\o/*

    ResponderEliminar
  7. Um bom ano parece-me e espero que 2012 seja ainda melhor. Fiquei bastante curiosa com "O Segredo da Casa de Riverton" de Kate Morton.

    Beijinho. Feliz Ano Novo*

    ResponderEliminar
  8. A segunda vez que li os Harry Potter tambem foi em audiobook, lidos pelo Stephen Fry. Concordo contigo: ele tem a voz perfeita para estes livros. Faz-lhes justica.

    Em 2012 tambem quero ler mais autores Portugueses (so' li um em 2011). Ja estou a combinar umas read-alongs por email de alguns do Julio Dinis, que li ha' anos e que gostava de re-ler.

    Boas leituras em 2012!

    ResponderEliminar